segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Amar o que eu sou...

Todo indivisível que constitui o ser e o acontecer do meu corpo no espaço e no tempo.
Amar as coisas que eu estou fazendo e o modo como eu as faço
Amar as minhas limitações, como amo as minhas possibilidadese nos meus acertos e errosamar o meu projeto que vai se transformando em obrano trabalho da construção de mim mesmo.
Amar-me como eu estou aqui e agora.Vivendo a vida simplesmente, naturalmentecom o ar que eu respiro o chão que eu pisoas estrelas que eu sonho.
Às vezes gostar de mim é um desafiouma prova de fogo que releva se eu realmente me amo ou apenas finjo amar-me.
Gostar de mim na perda quando a vida me fechar uma portasem nenhum aviso ou explicação.
Gostar de mim quando me comparo com os outros, quando me avalio pelos padrões estabelecidosde sucesso, beleza, inteligência, poder,deixando de amar o que sou em nome daquilo que me falta ou daquilo que me sobra em relação ao outro.
Gostar de mim quando erro quando fracasso quando não dou conta quando não faço bem feito e ainda encontro quem me critique por eu ter sido apenas o que sou:- limitado, vulnerável, imperfeito, humano.
Gostar de mim no fundo do poço,cabeça a mil,coração a zero,e ainda assim ser capaz de ouvir e de respeitaras referências do meu próprio corpocomo um amigo fiel, atento e carinhoso.
Estar comigo e me fazer companhia quando mais ninguém parece estar dispostoa me escolher e me aceitar
.Estar do meu lado,ainda que tudo e todos permaneçam contra mim.
Minha vida me pertence de fato e de direitoe posso me dispor dela da maneira que eu bem entender.Se a minha escolha não for semelhante à sua não posso me entristecernem devo me sentir infeliz por não receber o seu aplauso:
- eu sou eu e você é você.Amar-me é descobrirque eu sou eue o outro é o outro. Não é preciso que eu me justifique com você a todo o momento buscando a sua aprovação para o que eu façoe para o modo como eu estou fazendo:
- Amar é reconhecer e aceitar as nossas diferençase me amar é dar-me o direito de ser diferenteainda que às vezes isso represente ser rejeitado por você.Amar é dar a mim o que é meupara dar a você o que é seu.
Amar-me é responder presenteà chamada do presente.Estar presente é estar inteiro e estar inteiro é estar conscientedas partes nem sempre lógicas e coerentes que constituem o meu ser aqui e agora.
Estar presente é respirar. Perder o fôlego é fatal;
- morro para a vida agoraem nome de alguma coisaque eu penso estar me faltando que eu penso que me faltará. Presente éo presente que a vida me dáa todo momento.-
Devo recusar?Meu passado é uma gaiola de ferro.Meu futuro é uma gaiola de vento.Uma me prende por ser tão certa e definitivaoutra, por ser tão vaga e absurda.
Meu trilema:querer
poder e
dever.
Ás vezes quero, mas não possoÀs vezes posso, mas não devo
Às vezes devo, mas não quero.
Gostar de mim é fazer aquilo que eu posso para alcançar aquilo que eu quero.
Gostar de mim é não usar aquilo que eu devo como desculpa para coisas que eu realmente não posso.
Só no presente eu posso voar. A vida é a síntesede todos os opostos que continuam a vida:
- nascimento e morte alegria e tristeza sucesso e fracasso acerto e erroalto e baixo bom e mau prazer e dor
Experimento o verdadeiro auto-amor quando descubro, sob o véu dos meus conflitos a maravilhosa harmonia que existe entre todos os opostos.
Conheço os sintomas de minha depressão:
- Penso nas coisas desagradáveisque estão correndo à minha volta;
- penso nos aborrecimentos que estas coisas estão me trazendo;
- penso em como estou impotente para mudar o curso dos acontecimentos;
- penso que eu sou mesmo um pobre coitado,vitima das circunstâncias…Penso. É o bastante.
Gostar de mim é ser capaz de me sentir antes de me pensar.
Gostar de mim é mergulhar na dor que me chegaas invés de evita-la a todo custo.
Amar a mim mesmo é algo muito diferentede ser egoísta.Só alguém que não se amaalguém que despreza o tesouroque possui no seu interioré capaz de tornar-se egoísta.Buscando possuir sempre maisjulgando-se o maior e o melhor em tudotentando ser o centro de todas as atençõeso egoísta, no fundo, deseja apenasser reconhecido por todoscomo a pessoa mais importante do mundo.Alguém só se torna egoístaquando não se sente importante para si mesmoquando não consegue se amar.Quando eu sou a pessoa mais importante do mundo paramim mesmo, entre o eu e eu acontece o verdadeiro amor, oamor que tanto me falta quando eu me rejeito e medesprezo em nome de ser a pessoa mais importante domundo para os outros.O que sinto , o que façode onde vim, para onde voué no outro que eu traçoo perfil do que eu sou.O que vejo no outroé a minha própria imagem refletida.(É inútil eu querer me enganar:- só vejo uma espinha no espelhose no meu rosto tiver mesmo uma espinha…)Quando eu compreender o que se passa comigoposso compreender o que se passa com o outro.O outro deixa de ser um enigmaquando eu compreendo a enigma que eu sou.Eu me relaciono com as outras pessoasdo mesmo modo como eu me relaciono comigo.Se eu me amo, não sei te odiarSe eu me odeio, não sei te amarSe eu me desprezo, não sei te respeitarSe eu me respeito, não sei te desprezarComo eu te aceito, se eu me rejeito?Como eu te rejeitar, se eu me aceito?Celebro o amor a mim mesmoo nascimento do amor pelo meu próximo.Observo o meu ritmoa maneira pela qual eu existoe funciono como pessoa.- Sou um processo em permanente transformação.(Todas as vezes que eu saio do meu ritmo eu danço…)Trata-se da minha vida,da única coisa que eu sou e possuo neste mundo.Posso fazer dela o que eu quiser:- viver do meu modo, segundo o meu ritmo,correndo o risco de desagradar umas tantas pessoas,ou submeter-me à vontade dos outroscorrendo risco de sentir-me traído e abandonadoem relação a mim mesmo.Posso me decidir por mimou me decidir pelos outros.Mas qualquer que seja a minha escolhaterei de carregar sozinho o peso da minha decisão.Para lhe dizer eu te amodevo aprender a me dizer eu me amo.Do contrário meu amor por vocêé apenas uma desculpa um artifício para conservá-lona minha coleção particular de objetos úteis.Antes de você existeEU,sem que isso signifique presunção da minha parteou menosprezo por você.E embora eu me sinta muito feliz com sua presença,antes de estar com você, estouCOMIGO,não lá, num lugar imaginário de encontro, masAQUI AGORA.

Autor: Geraldo Eustáquio de Souza

Texto perfeito, não acham?

Nenhum comentário: